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TROCA DE ÓLEO DO MOTOR

 

O óleo do carro é essencial para lubrificar, limpar e refrigerar o motor, e tem seu desempenho prejudicado quando não é trocado no prazo correto. Para o motor, no geral, existem dois tipos de óleos: os minerais e os sintéticos.

 

Basicamente, os óleos minerais são obtidos a partir da separação de componentes do petróleo — no fim, é uma mistura de vários compostos. Nesse caso, a qualidade do óleo depende muito da viscosidade do petróleo cru.

 

Já os sintéticos, como o próprio nome sugere, são feitos artificialmente em laboratórios — com isso os cientistas conseguem controlar todas as propriedades do produto final.

 

Por isso, a primeira dica em relação ao óleo do motor é evitar misturar óleos diferentes no seu carro, escolhendo aquele indicado pelo fabricante do seu veículo.

 

Aqui na YASU ÓLEOS temos funcionários especializados e treinados para efetuar a TROCA RÁPIDA DE ÓLEO e FILTROS do seu veículo. Você pode confiar nos nossos serviços e nos produtos que indicamos para cada tipo de veículo.

 

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TROCA DE ÓLEO DO CÂMBIO

 

Assim como o motor, o câmbio do carro também utiliza óleo lubrificante, que tem como função primordial reduzir o atrito e, dessa forma, preservar as peças móveis do desgaste. No entanto, existem algumas peculiaridades que exigem atenção do proprietário, que detalhamos a seguir.

Câmbio manual
Os automóveis atuais equipados com câmbio manual não precisam de troca. “A tecnologia dos lubrificantes evoluiu muito e hoje eles são do tipo "lifetime", ou seja, duram por toda a vida útil do sistema. A construção das transmissões também evoluiu muito nesse sentido.” Dessa forma, somente é necessário a substituição do lubrificante se ocorrer algum vazamento ou em caso de reparo. Por isso, fique sempre de olho se o carro apresenta perda de óleo e confira no manual do proprietário o prazo recomendado para realizar a verificação periódica do nível do lubrificante.

 

Câmbio Automático
Os câmbios automáticos, em geral, demandam a substituição periódica do óleo, embora em intervalos bem maiores que os exigidos pelo lubrificante do motor. A transmissão automática utiliza discos de fricção imersos em óleo, além do conversor de torque, que usa óleo em seu interior. O atrito por escorregamento pode provocar a contaminação do óleo por fragmentos, daí a necessidade de substituição.

A periodicidade das trocas varia bastante, conforme a especificação do lubrificante e também da construção do sistema. As recomendações são para trocas a cada determinada quilometragem ou tempo, como o óleo do motor.

Já a checagem periódica do nível do óleo da transmissão automática também requer atenção. Mas, antes abrir o capô, saiba que diferentes fabricantes e modelos possuem procedimentos diferentes, como aquecimento do veículo, posição da alavanca e até a posição do carro - sempre descritos no manual.

 

Se as recomendações não forem seguidas à risca, a checagem não exibirá o nível correto, podendo levar a um diagnóstico equivocado de vazamento.

 

Consulte sempre o seu mecânico de confiança.

 

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ALINHAMENTO 3D

 

O termo alinhamento, na realidade, significa buscar o equilíbrio em movimento do veículo. O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente dificuldades em conduzir o carro em linha reta ou quando o veículo começa a puxar para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado.

 

Existem dois principais tipos de alinhamento: 

Alinhamento Manual - Também conhecido como alinhamento óptico. O mecânico coloca canhões que emitem um feixe de luz em um painel que fica posicionado à frente do veículo, desta forma o operador consegue identificar quais rodas estão desalinhadas.

 

Alinhamento 3D - Neste tipo de alinhamento, a precisão da geometria automotiva é muito alta quando comparamos com os métodos tradicionais. Para regular o alinhamento do automóvel, é utilizado um programa de computador que já possui todas as medidas originais estabelecidas pelos fabricantes para o tipo e características de cada veículo.

O automóvel é colocado em uma plataforma especial, onde os sensores irão analisar os eixos X,Y e Z, garantindo que tudo esteja alinhado. É realizada a leitura de cada roda, levando em consideração o ângulo e a profundidade. Após coletar todos os dados do carro, o software irá analisar quais medidas estão incorretas e executar o alinhamento. Caso o operador verifique que seja necessário um ajuste mais fino, ele poderá executá-lo manualmente.

Após esta etapa, o automóvel terá as mesmas medidas de quando saiu da fábrica. Isso garante mais estabilidade para o veículo e menor desgaste das suspensões e dos pneus.


Por isso, fazer o alinhamento do seu carro é de suma importância para evitar o desgaste irregular dos pneus, aumentar o contato entre o pneu e o solo evitando derrapagens, impedir o consumo elevado de combustível e melhorar a dirigibilidade e a SEGURANÇA.

Faça uma análise do alinhamento do seu veículo aqui na YASU ÓLEOS. 

Nós temos equipamentos certificados e melhor ATENDIMENTO, EFICIÊNCIA e PREÇO.

 

Balanceamento de pneus na Yasu Óleos

BALANCEAMENTO DAS RODAS

 

O balanceamento de rodas faz parte do pacote básico de cuidados que você precisa ter com seu veículo. Assim como o alinhamento, o balanceamento está relacionado à suspensão do carro, evitando trepidações na direção e garantindo que o desgaste dos pneus seja uniforme.

 

Atritos e impactos fortes nos pneus são ocorrências comuns, causando desgastes pontuais e reduzindo a vida útil do pneu, além de diminuir o conforto do motorista durante a direção.

balanceamento de rodas é feito, justamente, para consertar esse problema e permitir segurança, conforto e maior longevidade aos pneus.

 

A periodicidade para fazer balanceamento dos pneus pode variar bastante de acordo com o quanto você usa o seu veículo, e o tipo de pavimento que mais utiliza, mas via de regra, não deixe de fazer o balanceamento nas seguintes ocasiões:

·         A cada 10.000 Km;

·         Quando seus pneus forem trocados por novos;

·         Quando for feito o rodízio dos pneus;

·         Ao efetuar reparos de um ou mais pneus;

·         Caso você sinta qualquer trepidação diferente no volante enquanto estiver dirigindo.

 

Aqui na YASU ÓLEOS  possuímos equipamentos especializados e certificados para garantir o correto balanceamento das rodas do seu carro.

 

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CHECK-UP COMPUTADORIZADO

 

Com o CHECK-UP COMPUTADORIZADO podemos identificar o funcionamento de todos os itens eletrônicos do seu carro, localizando e eliminando problemas. Este equipamento proporciona RAPIDEZ e CONFIABILIDADE na identificação de defeitos, proporcionando ao mecânico uma identificação precisa para a sua rápida solução.

 

Balanceamento de pneus na Yasu Óleos

CHECAGEM DE ITENS DE SEGURANÇA

 

Antes de pegar a estrada ou a cada 6 mesês, faça uma checagem nos principais itens de segurança do seu veículo, como freios, limpadores, luzes de segurança, alinhamento das rodas, folgas na direção, pneus, líquido de arrefecimento, óleos, filtros, etc.

 

Aqui na YASU ÓLEOS fazemos esta checagem, para você e sua família viajarem tranquilos.

 

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FILTRO DE AR

 

O filtro de ar serve para evitar que as partículas de impureza do ar cheguem à câmara de combustão do motor. Com ele em dia reduz-se o desgaste em componentes como pistões e bielas, além de reduzir o consumo de combustível. A troca desse filtro varia, dependendo da validade do filtro ou da quilometragem do veículo. Em regiões urbanas a recomendação é de trocá-los a cada 6 mil quilômetros, já nas áreas rurais o ideal é que se troque a cada 4 mil quilômetros.

Mas vale a dica da YASU ÓLEOS: nossos mecânicos poderão checar a necessidade da troca deste filtro e lhe informar.

 

FILTRO DE ÓLEO

 

O filtro de óleo atua na retenção de resíduos causados pela fricção do motor e da queima do combustível nos óleos lubrificantes do motor. Negligenciar a troca dele é diminuir o desempenho e a longevidade das peças do motor.

Quando trocar? A recomendação das montadoras é de realizar a troca do filtro de óleo no mesmo momento da troca de óleo do motor. 

FILTRO DE COMBUSTÍVEL

 

Esse filtro serve para impedir que todas as impurezas presentes no combustível (ferrugem, água, poeira, etc) cheguem à bomba e aos bicos injetores do motor. Sem ele o carro pode apresentar problemas no sistema de injeção e deve eliminar mais resíduos com a queima do combustível, AUMENTANDO O CONSUMO e aumentando o desgaste do motor.

Quando trocar? De maneira geral a recomendação é trocá-lo a cada 6 mil quilômetros rodados, mas vale uma consulta no manual do seu carro para saber a indicação da própria montadora.

 

FILTRO DO AR-CONDICIONADO

 

Esse não tem ligação alguma com o motor, mas é um filtro importante para o motorista e está ligado á preservação da saúde dos ocupantes do veículo. Por meio dele, filtra-se o ar que deve entrar na cabine do motorista e retira-se impurezas e odores desagradáveis que poderiam estar entrando no veículo.

 

O acúmulo de impurezas neste filtro também ocasiona queda do rendimento do sistema de ar-condicionado do seu carro. Quando trocar? Depende de onde o motorista anda, situações de engarrafamento são mais prejudiciais, por exemplo. Para facilitar, a regra é dar uma olhada nesse componente a cada 20 mil quilômetros rodados.